Teste de alergia: saiba como é feito

Quando se trata de alergia, ela ainda pode ser um mistério para muitas pessoas, afinal, como saber a qual substância especificamente tenho alergia? E é aí que entra o famoso teste de alergia.

O teste de alergia é um exame indicado e realizado pelo alergista que tem como objetivo identificar se o paciente tem algum tipo de alergia, seja na pele, respiratória, medicamentosa ou alimentar.

Saber se a criança é portadora de alguma alergia é extremamente importante para evitar qualquer possível complicação futura, como dificuldade de respirar ao ingerir algum alimento alérgico.

Quem pode fazer o teste?

Os testes alérgicos podem ser realizados em qualquer idade! O que indica a necessidade do teste é a suspeita clínica, e não a idade do paciente.

Como é feito?

A forma como o teste é realizado pode variar com os sintomas, intensidade e tipo de alergia que quer descobrir. Por isso, é bom saber um pouco sobre os tipos diferentes de exames:

Teste de puntura ou Prick teste: Esse é o mais conhecido. Consiste em aplicar gotas no antebraço de várias substâncias suspeitas de causarem alergia a pessoa, e aguardar cerca de 20 minutos para verificar se houve alguma reação no local. Apesar de incomodar um pouco, é indicado para todas as idades, sendo mais confiável a partir dos 5 anos.

Teste de sangue: Este serve para medir o nível de anticorpos específicos no sangue. Se retira uma amostra de sangue do paciente e a analisa em laboratório. Nestes casos podem demorar alguns dias para obter o resultado.

Teste cutâneo de contato ou Patch teste: São testes em que se cola uma espécie de fita nas costas com pequenas amostras das substâncias suspeitas de causar alergias. Só é retirado depois de 48 horas e no período de 72 horas é possível chegar a uma conclusão.

Teste de provocação oral: Esse é mais comum quando se quer identificar alergia alimentar. O paciente ingere uma pequena quantidade do alimento suspeito e o médico observa o desenvolvimento de uma possível reação.

Durante a espera, é possível sentir alguns incômodos na região, mas mesmo sendo desconfortável, é importante não coçar o braço ou as costas para não atrapalhar o processo.

Como se preparar

Para os testes de alergia, é preciso suspender o uso de medicamentos, principalmente antialérgicos, corticosteróides ou o uso de pomadas na região, já que podem interferir no resultado.

Também, claro, é preciso cumprir todas as orientações específicas do médico.

Resultados

Os resultados são avaliados pelo médico por meio da observação de vermelhidão ou elevações na pele onde o teste foi realizado, assim determinando qual substância pode ser causadora da alergia. No caso da provocação oral, como o paciente é exposto ao medicamento ou alimento causador da alergia, se o teste é positivo, podem-se observar manchas vermelhas na pele, inchaço, dor abdominal, tosse, diarreia.

Caso você ou seu filho apresente algum sintoma ou suspeita de alergia, o ideal é agendar uma consulta com um médico especializado de sua confiança para realizar os exames necessários e o melhor teste para o seu caso.

Se tiver interesse em realizar um teste de alergia no seu filho ou tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato e marque uma consulta.

Últimos Posts