Rinite não alérgica: e isso existe?
A rinite é uma inflamação nas mucosas do nariz que causa sintomas como nariz entupido, espirros, coceira e coriza. Embora a rinite alérgica seja a
A rinite é uma inflamação nas mucosas do nariz que causa sintomas como nariz entupido, espirros, coceira e coriza. Embora a rinite alérgica seja a
A Alergia ao látex é uma condição séria que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. Essa alergia surge como uma reação a certas proteínas
Você já se perguntou quais medicamentos podem ser os vilões ocultos por trás de reações alérgicas indesejadas? Descobrir quais são eles é fundamental para prevenir
© 2024 AlergoCare | Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por
Você provavelmente conhece alguém que possui alergia a algum alimento. Esse tipo de alergia é perigosa e quando não tratada pode levar a morte. Mas você sabe o que é? Quais são os sintomas? E como podemos evitar as reações alérgicas à comida? Continue nesse post para descobrir.
A Alergia Alimentar trata-se de uma reação do sistema imunológico após a ingestão de um determinado alimento. Essa reação pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade.
O que causa a Alergia Alimentar?
Nosso sistema imunológico tem como função defender o corpo de substâncias que possam ser nocivas, como bactérias e vírus. Porém, em algumas pessoas, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina para defender o corpo de uma substância inofensiva, como um alimento específico.
Quais são os sintomas?
Os sintomas de uma alergia alimentar surgem entre minutos e horas após a ingestão do alimento. As manifestações mais comuns incluem urticária, inchaço no rosto, nariz escorrendo, coceira, tosse ou chiado ao respirar, diarréia, dor abdominal, vômitos e anafilaxia.
A reação anafilática é grave e demanda socorro imediato. Ela acontece quando a pessoa é exposta a algum produto alérgeno ao qual seu sistema imunológico desenvolveu sensibilidade. O paciente apresenta sintomas graves dentro de 15 minutos.
Os sintomas que podem surgir nesses casos são:
Para confirmar que o paciente possui alergia alimentar é preciso que se faça exames específicos solicitados pelo alergista. O diagnóstico pode ser feito com o auxílio de testes de alergia na pele (cutâneo) ou no sangue. Esses exames também ajudam a identificar a origem da alergia.
Em determinados casos, também pode ser realizado o teste de provocação oral, que consiste em oferecer o alimento suspeito progressivamente e com intervalos periódicos, verificando a reação do paciente.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com os sintomas do paciente e com a gravidade da alergia. O principal meio consiste em suspender a ingestão dos alimentos que provocam a reação. Contudo, em alguma situações, é recomendado o uso de remédios anti-histamínicos.
Mas não se esqueça, a automedicação é perigosa. Na busca por tratamento sempre consulte seu médico. Só ele poderá prescrever o medicamento correto.