Todos nós já sofremos com nariz congestionado, ele traz muito incômodo e diminui a nossa qualidade de vida. Mas existe uma maneira de aliviar esse problema, já ouviu falar da lavagem nasal?
Essa técnica consiste em higienizar o nariz com soro fisiológico 0,9%, utilizando uma seringa sem agulha. O método consegue remover secreções, micróbios e alérgenos existentes na cavidades nasais e promove a limpeza, fluidificação e descongestão nasal.
Apesar da lavagem ser indicada para pessoas com congestão nasal, pacientes com alergias respiratórias, como rinite ou sinusite, também podem usufruir dos benefícios. Isso porque a técnica também é capaz de prevenir novas crises de alergia, além de gripes e resfriados.
No entanto, você sabe como esse método age?
A lavagem nasal não age somente no tratamento dessas doenças mas também na prevenção de doenças do trato respiratório. Durante o procedimento, o soro fisiológico consegue percorrer o caminho de interligação entre as narinas, assim limpando essa região de ácaros, bactérias, fungos, vírus e secreções.
Dentro de nossas cavidades nasais, encontramos pequenas estruturas denominadas cílios. Eles são encarregados de empurrar o muco para o nariz, para ser assoado e eliminado, ou para a direção da garganta para ser engolido. Quando o soro fisiológico entre em contato com a região nasal, ela promove o aumento da velocidade e coordenação dos cílios. Assim, auxiliando na remoção do muco e dos alérgenos presentes.
Como fazer a lavagem nasal corretamente?
Para realizar essa técnica perfeitamente, é preciso de uma seringa com cerca de 5 a 10 mL e soro fisiológico. Não esqueça de lavar as mãos antes de começar o procedimento. Encha a seringa com o soro fisiológico, incline a cabeça para frente, sobre a pia do banheiro, a movendo suavemente para o lado oposto da narina em que o produto será aplicado.
Coloque o bico da seringa dentro da narina que está inclinada para cima e mantenha a boca aberta, para que seja possível respirar. Não se preocupe em se engasgar, porque durante o procedimento ocorre o fechamento do palato, impossibilitando que o líquido chegue na garganta.
Aperte o aparelho devagar até que todo o líquido tenha saído pela narina oposta e repita o processo com a outra narina. É recomendado que esses passos sejam feitos no mínimo 3 vezes, para remover todas as impurezas. Ao final, assoe o nariz para remover qualquer excesso de soro e muco que ainda esteja na região.
Atenção!
Se seu filho sofre com algum tipo de alergia respiratória e está com medo de fazer a lavagem nasal, não se preocupe, pois essa técnica é recomendada tanto para adultos quanto crianças. A lavagem não causa otite, pneumonia e muito menos consegue perfurar o ouvido.
Quer ficar por dentro de tudo sobre alergia? Continue acompanhando nosso site.