Prick Test: saiba mais sobre o teste cutâneo

Prick Test

Vários são os tipos de testes utilizados pelos alergistas e imunologistas para a identificação de alergias. Entre os testes mais comuns, estão os testes cutâneos de leitura imediata ou Prick Test.

Para que servem?

Os testes de leitura imediata, como o Prick Teste, realizam-se para a confirmação ou não do diagnóstico de alergias alimentares e respiratórias, bem como da alergia a picada de insetos. Havendo a necessidade de verificação de alergias de contato, o médico pode solicitar outros testes, como o Patch Teste, ou teste cutâneo de leitura tardia.

O que é o Prick Test?

Chamado também de teste de puntura (ou leitura imediata), é ideal para detectar quais substâncias podem induzir uma reação alérgica, como determinados alimentos (ovo, leite, trigo, soja, crustáceos), venenos de insetos, tipos de medicamentos, látex e inalantes, como fungos, polens, ácaros da poeira e pelos de animais.

Como são feitos?

O Prick Test, em geral, é realizado no antebraço com a aplicação das possíveis substâncias que possam estar causando a reação alérgica por meio de uma pequena perfuração na superfície da pele. Apresenta resultado em 15 a 20 minutos, sendo positivo quando há a formação de uma pápula vermelha, semelhante a uma picada de mosquito.

É preciso se preparar para o Prick Test?

Sim, o paciente deverá passar a cumprir determinadas orientações uma semana antes do exame, tais como:

  • Suspender o uso de anti-histamínicos, (dexclorfeniramina, fexofenadina, loratadina, desloratadina, cetirizina), pois podem interferir nos resultados;
  • Evitar a aplicação de cremes ou pomadas com corticosteróides potentes no local do teste, como o clobetasol, pois pode alterar o resultado do teste;
  • Informar sobre o uso de antidepressivos, a Doxepina por exemplo pode suprimir a resposta do teste cutâneo;
  • Informar o médico se houver alguma lesão de pele extensa, como dermografismo, dermatite atópica, distúrbios de coagulação e história de anafilaxia com determinado alérgeno.

Os testes cutâneos são seguros?

Além de seguros, são simples, indolores e imprescindíveis para as áreas de alergia e imunologia ambulatorial.

Todas as pessoas podem realizá-los?

Se houver sintomas que aparentam ter como causa uma alergia, o médico especialista poderá recomendar os testes cutâneos para pessoas de qualquer idade, incluindo as crianças.

É indispensável que se utilizem extratos padronizados e materiais próprios para a realização dos testes. Além disso, o especialista precisa estar apto para reagir no caso de qualquer emergência. Isso porque, mesmo sendo seguros, os testes cutâneos podem desencadear reações sistêmicas em pacientes que apresentem alta sensibilidade a algum material testado. Ademais, sempre é necessária a existência de uma suspeita de alergia para realizar esses exames. O diagnóstico precoce de uma doença imunológica é sempre favorável para o tratamento e acompanhamento do paciente.

O conteúdo foi relevante para você? Então, compartilhe e leia também os demais artigos do blog!

Últimos Posts