Essa é uma dúvida frequente e muito comum. Iniciam-se os espirros e, em seguida, surge a dúvida: é reação alérgica ou resfriado? Entender suas principais diferenças é fundamental para conseguir fazer essa distinção. Apesar de apresentarem sintomas semelhantes, são quadros diferentes.
Reação alérgica ou resfriado?
Um dos principais componentes da nossa via respiratória é o nariz. É através dele que o ar passa para chegar aos pulmões. Ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. O nosso nariz tem um complexo mecanismo de defesa, capaz de identificar e impedir que substâncias tóxicas alcancem nossos pulmões. Para isso, ele gera a obstrução nasal, como bloqueadora da passagem dos agentes agressores, assim como os espirros e a coriza, para a eliminação deles.
O que acontece quando a pessoa está resfriada?
Na infecção viral, que acomete as vias respiratórias superiores, sintomas como obstrução nasal, espirros e coriza irão acontecer, como uma tentativa de proteção do organismo, para impedir que o vírus chegue aos pulmões através do ar. Na maioria das vezes, a causa é o rinovírus. No entanto, existem mais de 200 tipos de vírus causadores de resfriado.
De dois a três dias depois da exposição ao vírus, geralmente iniciam-se os sintomas. Sendo assim, entre os principais, podemos citar:
- Coriza, com uma secreção nasal, em geral, transparente;
- Leve cansaço;
- Espirros;
- Tosse;
- Dor ou coceira na garganta;
- Lacrimejamento nos olhos;
- Dor no corpo;
- Em alguns casos, pode haver febre baixa e de curta duração.
Tratamento e prevenção para reação alérgica ou resfriado
Jamais faça uso de qualquer medicação sem prescrição médica. Mesmo no caso de um resfriado, somente um profissional de saúde pode avaliar seu caso e indicar o analgésico e o antitérmico que não causarão reações indesejadas. Além disso, como não existe uma vacina para o resfriado, algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o seu contágio, tais como:
- Cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar;
- Lavar bem as mãos frequentemente;
- Evitar contato prolongado com pessoas resfriadas e locais com aglomerações;
- Usar lenços de papel.
Quais são as características da reação alérgica?
Diferentemente do resfriado, a reação alérgica não é causada por vírus, mas sim por fatores hereditários e ambientais. Apesar de apresentar sintomas semelhantes aos do resfriado, a reação alérgica se manifesta pelo contato direto do indivíduo com a substância que causa o processo alérgico. Ela é, na verdade, uma defesa exagerada criada pelo organismo da pessoa alérgica, pois ele identifica que determinada substância ou material é tóxica e que precisa proteger o indivíduo da sua entrada.
Contudo, ressaltamos que, diante de qualquer um dos sintomas descritos acima, uma avaliação com uma médica alergista e imunologista é indispensável. Pois, assim como o resfriado, a reação alérgica também possui tratamento, controle e medicações específicas, para que o paciente conviva com a condição, sem perder a qualidade de vida.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe e leia também os demais artigos do blog!