Rinite e sinusite são doenças recorrentes nas mais variadas épocas do ano, e as duas geram dúvidas entre grande parte das pessoas. Afinal, elas são a mesma coisa? Mesmo que ambas afetem o sistema respiratório e possuam alguns sintomas parecidos, a rinite e a sinusite são doenças diferentes.
Por isso, neste texto, apresentaremos os principais critérios de diferenciação entre elas e o ponto de ligação entre as duas.
Qual é a principal diferença entre rinite e sinusite?
O termo “ITE”, usado como pós-fixo nas duas palavras (rinite e sinusite), é utilizado quando a intenção é se referir a uma inflamação. Ambas são doenças inflamatórias das vias respiratórias. Assim, a principal diferença entre as duas é em relação à região na qual ocorre essa inflamação. São duas causas diferentes, para duas doenças parecidas.
Rinite: em que região ocorre a inflamação?
No caso da rinite, o processo inflamatório acontece na mucosa do nariz. Geralmente, essa inflamação ocorre por meio de infecção por vírus, como o da influenza (gripe), quando a rinite é infecciosa, ou ainda pela inalação de partículas como: pelo de animais, ácaros, pólen, que causam a rinite alérgica.
Principais sintomas da rinite
- Obstrução de pelo menos um dos lados da narina;
- Secreção mais fluida, hialina;
- Sensação de peso na face;
- Olfato prejudicado;
- Vermelhidão e coceira nos olhos;
- Sangramento do nariz;
- Impressão de escorrimento de catarro pela garganta;
- Ouvido trancado.
Sinusite: em que região acontece a inflamação?
Por outro lado, na sinusite, a inflamação ocorre nos seios da face, cavidades localizadas no interior dos ossos do rosto. Essa infecção acontece principalmente pelo aumento na produção de muco, o qual, quando não é escoado pelo nariz, e se acumula nesta região. Pode ser provocada por uma complicação de fatores, como: fungos, gripes, ou ainda pela própria rinite alérgica, que é a causa mais comum.
Principais sintomas da sinusite
- Nariz trancado;
- Secreção nasal (amarelada ou esverdeada);
- Tosse;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Cansaço;
- Dor de garganta;
- Perda de olfato;
- Dor no rosto.
Ligação entre as duas doenças
Dessa forma, o maior motivo de confusão entre as duas doenças é a relação de causa e consequência que existe entre as duas! Como já citado anteriormente, uma das causas da sinusite é a própria rinite. Então, é muito comum que, durante uma consulta médica, se descubra uma relação entre as duas. Por isso, salientamos que elas não são a mesma coisa, e que cada uma necessita de um tratamento próprio, de acordo com cada caso.
Preste sempre muita atenção em todos os sintomas, e mantenha os exames sempre em dia. Com cuidados básicos, você consegue evitar maiores complicações decorrentes dessas duas inflamações respiratórias.
Gostou do conteúdo? Você achará mais textos como esse no blog!